terça-feira, 1 de junho de 2010

Como lidar bem com a sua sogra?



A maior queixa de todos os homens e mulheres que se casam são os problemas com as sogras. Tanto é que existem inúmeras reclamações e um leque cheio de piadas especialmente para elas. Por vezes a sogra não tem noção do seu espaço e papel no novo lar e é por isso mesmo que a mulher precisa ajudar a sogra a encontrar o espaço dentro da vida do casal.



O que instaura essa verdadeira guerra é o fato de que ninguém quer ceder, ou seja, nem a sogra cede ao fato de que o filho ou a filha se casou e não faz mais parte da vida dela, nem o casal cede ao perceber que a sogra inevitavelmente vai dar palpites e conselhos na vida do casal.


Para encontrar esse equilíbrio é muito importante que ambas as partes sejam racionais e descubram uma maneira de viver pacificamente e sem que um atrapalhe a vida do outro. É perfeitamente possível conciliar as duas vidas sem ter perdas em nenhum dos lados. Basta um pouco de conversa e bom-senso.


O maior problema que o casal enfrenta com a sogra é o desejo dela morar sob o mesmo teto deles; se não quiser morar junto, certamente fará de tudo para estar todos os dias na casa do casal, impedindo que eles tenham um momento a dois. Por isso mesmo, por mais cruel que isso possa parecer, escolha uma residência longe da sogra para dificultar as visitas indesejadas; mas cuidado para não ser longe o bastante para que ela queira passar uma temporada por lá.


O que acontece é que muitas sogras não conseguem entender que os filhos crescem e viram independentes, saindo do ninho que elas construíram. Muitas vezes o parceiro é visto como o responsável pela pessoa ter saído de casa e abandonado a sogra, o que não é verdade.


A melhor maneira de lidar com isso é impondo limites; geralmente o filho é que precisa explicar para a mãe que está começando uma vida nova e precisa de espaço, mas que isso não significa que a sogra não poderá participar da vida do casal; só que será definido quando e qual a frequência dessa participação.


Outro problema é a competição feminina. Mulheres e sogras entram num embate já que uma vê a outra como vilã da história; uma por ter roubado o filho, outra por não deixar o casal viver a vida. A melhor coisa a fazer é não se mostrar como uma rival, e sim como uma amiga; então incentive a sogra a participar de algumas atividades da família, como almoços, idas ao médico. Deixe que ela se sinta importante de vez em quando, mas sempre impondo limites.


Trailer do Filme Uma Sogra de Fugir




Apesar de todas essas desavenças, é preciso também entender o lado da sogra. Ela é uma mãe que se vê obrigada a se separar do filho, de vê-lo crescer. Então tenha compreensão e diálogo nos primeiros dias. Isso vai ser importante. A partir do momento em que a sogra não vir mais a mulher como uma rival e sim como uma peça chave na vida do filho, a relação vai se estreitar e as desavenças irão melhorar.

0 Comments:

Post a Comment