segunda-feira, 31 de maio de 2010


É verdade ou viagem? Os mitos da beleza


Arrancar cabelos brancos apressa o surgimento de outros.


Não. Quando os fios de cabelos começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios ficarão brancos também. Tudo culpa dos melanócitos, células que ficam próximas do bulbo capilar. Quando perdem a capacidade de produzir melanina, pigmento responsável pela coloração natural dos cabelos, os fios embranquecem. A produção de melanina cai por vários motivos: pode ser genético (por isso há quem vá ficando grisalho antes mesmo dos 20 anos), pela produção hormonal – e pelo próprio envelhecimento.


Tirar as cutículas faz com que cresçam mais


Sim. Retirar as cutículas das unhas é um trauma local e o corpo responde ao estímulo aumentando a produção de peles para proteger mais a área agredida.







Água quente estraga os cabelos


Sim. O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria. A água quente prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, a água quente resulta em frizz. Cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.



Lixar a sola dos pés faz com que eles fiquem mais grossos


Sim. Lixar os pés é um trauma mecânico, que é interpretado pelo organismo como uma agressão. O corpo, com o intuito de proteger a área agredida, rapidamente forma outra pele mais consistente.




Quando trocamos de xampu, parece que os cabelos ficam mais gostosos... É que os cabelos se acostumam com o xampu


Sim, os cabelos se “acostumam” com um produto depois de um tempo de uso. Como os resíduos permanecem nos fios, os bons efeitos praticamente desaparecem. Por isso, deve-se trocar de xampu sempre que os cabelos estiverem opacos e pesados. Fazer um rodízio entre marcas diferentes ou usar um xampu antirresíduos a cada quinze dias resolve o problema.





Tomar banho gelado segura o bronzeado


Sim. O banho frio não desidrata a pele como o banho quente, tem efeito calmante e anti-inflamatório. Por causarem vasoconstrição – contração dos vasos sanguíneos –, os banhos frios conservam mais o bronzeado.







Chocolate favorece o aparecimento de espinhas


Depende. Quem tem tendência a ter pele acneica e exagera na ingestão de chocolates e alimentos oleosos fica mais propenso a sofrer com essas erupções porque a pele pode produzir mais sebo no período de alimentação desregrada.



Produtos de maquiagem abertos vencem mais rápido


Sim. Abertos, eles ficam mais suscetíveis às variações de temperatura e umidade relativa do ar. Aí, os componentes das fórmulas são alterados e podem criar fungos. O menor sinal de mudança no cheiro e na consistência da maquiagem mostra que está na hora de jogá-la fora. A vida útil de uma máscara para cílios, por exemplo, é de até seis meses.


Comer à noite engorda


Por incrível que pareça, não! O que não pode é comer exageradamente, mas isso vale para qualquer horário. À noite precisamos de uma quantidade bem menor de energia porque o corpo fica várias horas em repouso. Mas durante o sono também gastam-se calorias. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de dormir e evitar alimentos de difícil digestão como frituras, molhos que levem muita manteiga, creme de leite e carnes gordas. Já alimentos como arroz integral, quinoa e macarrão integral são muito benvindos à noite. Eles são ricos em fibras e pobres em gorduras.

Conteudo da revista gloss

0 Comments:

Post a Comment